Exclusão Digital

Padrão

Exclusão Digital

 por Pâmela e Thatiana

Tendo em vista que a internet hoje é um grande difusor de informação, diversão, comunicação, aprendizagem e interação, e que estamos tão mergulhados nesse universo digital, fica difícil imaginar quantas pessoas estão excluídas digitalmente. Pois é, não são poucas as pessoas excluídas, porém, faz-se necessário esclarecer que excluídos não são somente os que não possuem acesso, pode-se entender por excluídos também aqueles com aversões ou fobias tecnológicas. Diante desse fato provavelmente você perguntará, o que tem sido feito para mudar tal realidade? Pois saiba que são inúmeras as iniciativas governamentais e do terceiro setor com o objetivo de sanar essa questão. Todavia, pesquisas mostram que atualmente somente metade da população possui acesso a rede. O maior problema na visão de estudiosos da área, não diz respeito a ter o computador e sim a questão do analfabetismo funcional, ainda, tão presente em nossa sociedade. Para Pierre Levy possuir ou não computador não é sinônimo de não ter acesso ao ciberespaço, pois esse pode fazer uso de um computador em um “organismo comunitário” como, por exemplo, os telecentros, segundo o autor “é preciso, antes de mais nada, estar em condições de participar ativamente dos processos de inteligência coletiva que representam o principal interesse do ciberespaço”. Levando em consideração tais informações chega-se a conclusão que essa é mais uma questão que deverá ser resolvida nos bancos escolares.

Uma resposta »

  1. Meninas, muito boa a visão de vocês em relação às pessoas que não possuem a ferramenta de navegação para que possam se relacionar com o mundo, ou melhor com o planeta, gosto de saber que temos equipamentos públicos que dão auxílio para que “os sem acesso” possam tê-lo, mas podemos lembrar também que os “hackers” são vistos, por muitos, como criminosos, quando na realidade eles também estão sendo excluídos, pois querem quebrar paradígmas e segredos dos meios de comunicação, para que cada vez menos pessoas estejam interligadas, conectadas, por não saberem desvendar os segredos da comunicação em rede.

    • Olá Cris, é isso aí!!! Estamos contentes em perceber que nosso objetivo foi atingido, precisamos mesmo estudar, analisar e ponderar antes de julgar. A visão que muitos tem dos hackers não corresponde ao real significado das ações deles. Muitos acabam reproduzindo e estigmatizando, sem compreender o significado real dos fatos. Em relação às políticas públicas, não podemos nos calar diante de boas atitudes que estão sendo colocadas em prática. Temos que saber reclamar e reivindicar nossos direitos, mas também precisamos saber reconhecer quando algo está sendo colocado em prática, ainda que não atenda totalmente às necessidades sociais. Bjão

  2. Texto muito rico,informativo e esclarecedor!
    Vale ressaltar que a apresentação do mesmo realizada em aula por Pamela e Thatiana, foi de fato impecavel!!!

  3. Também acho que o problema da exclusão digital pode ser resolvido na escola, já que muitos alunos ainda não possuem computadpor. Cabe a escolha dar lhes oportunidade para que sejam inseridos na era da tecnologia.

Seu comentário