A importância do Jornal em Sala de Aula

Padrão

                                             

De acordo com alguns estudiosos, o uso do jornal deve ser inserido primeiramente no currículo escolar e no plano político pedagógico da escola. Tal referência não quer dizer especificamente do plano de ação da escola e sim do planejamento. Uma espécie de rastreamento do que o professor pensa e do que ele quer construir.

Desde que o trabalho com gêneros na escola foi consagrado com a maneira ideal de os alunos a ler e escrever bem, um dos tipos de texto que precisam fazer parte do cotidiano da sala de aula é a noticia. Mas, para explorá-la com êxito, é essencial ir além da enumeração de suas características (como titulo legenda e foto).

O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social.

O trabalho com jornal pode fornecer-nos inúmeras possibilidades de atividades: debate de assuntos que estabelecem relações entre o indivíduo e o mundo que o cerca, diferentes interpretações de um mesmo assunto, estudo dos recursos expressivos e das modalidades de texto próprios da linguagem jornalística.

 

Texto produzido pelas alunas: do 5° Semestre de Pedagogia

 

Daiane da Silva Vieira

 

Helenice Andrade

About these ads

»

  1. Concordo plenamente, que o jornal é uma rica fonte de trabalho que deve ser mais explorado pelos professores. Sua aplicação vai muito além de análises de gêneros de textos ou manchetes, como conteúdos curricular de língua portuguesa; possibilita leituras e discussões críticas acerca de diversos assuntos, além da produção textual por parte dos alunos.

  2. Resgatar o jornal enquanto realidade em sala de aula é também muito relevante. Sabemos quantas potencialidades podem ser trabalhadas por meio dessa ferramenta, se inclusa no currículo de forma pensada e estratégica, com conteúdos adequadamente eleitos.
    Parabéns pelo post!!!

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s